Subaru Forester Owners Forum banner
  • The "Garage" feature is for images of YOUR VEHICLE/S only - no blanks or other unrelated images please, thanks

Verificando a vareta do fluido da transmissão 4EAT?

43K views 75 replies 17 participants last post by  soobydoobydoo  
#1 ·
Como a maioria das varetas, acho que é muito difícil dizer até onde o fluido está nela. Estou supondo que o 4EAT não é exceção?

Verifiquei com o veículo frio e está MUITO MUITO acima dos orifícios da vareta. Verifiquei repetidamente, pois sou bastante obcecado quando se trata de níveis de vareta e este é uma dor para remover/limpar/inserir repetidamente.

Estou preocupado que a vareta possa estar esfregando contra a lateral do tubo, dando-me um falso positivo. Eu realmente não posso dirigir o veículo agora porque ele precisa de uma inspeção de segurança.

A vareta pode ser confiável para o nível ou não? Alguma dica? Costumo girar a vareta em ambos os lados para ter certeza e ambos os lados dizem que está cheio demais. No entanto, o fluido também não atinge completamente os lados da vareta... o que me faz pensar em um falso positivo.

Obrigado por qualquer informação.

#63 ·
Bem... o calor é o principal causador de problemas do ATF. Lembre-se que NÃO é óleo de motor, nem a transmissão funciona e usa ATF da mesma forma que o óleo de motor é usado. É fluido hidráulico. Eu já vi e senti fluido marrom/queimado. Baixo nível de fluido, ao contrário do óleo de motor, NÃO é o fim do mundo.

#67 ·
@bman400 incrível, obrigado!

cerca de meio quarto eu acabei de colocar, dirigi um pouco e estacionei em um posto de gasolina pensando que era terreno nivelado. Espero que sim.

Agora, o que vocês pensariam à primeira vista da vareta? Para mim, um lado parece cheio, o outro mal.

Estou com excesso de enchimento agora? A IA parece pensar assim quando faço upload das fotos lol.

Eu realmente quero uma vareta diferente agora!
Image

Image

#69 ·
Conforme prometido, minha vareta de ATF de 2001. Não verifiquei o nível do fluido. Os pontos mais largos são para fluido quente/morno F e L. Os pontos mais estreitos são para F e L frios.

Note que esta transmissão puxou um trailer de 3300 lb em seu primeiro ano de vida, de Filadélfia a Austin, TX. Recebeu uma drenagem e recarga alguns anos depois. E desde 2006, puxou várias outras carretas muito mais leves várias vezes, 1000 lb ou menos. E também recebeu uma segunda drenagem e recarga. Mas, fora isso, não fiz ou me preocupei muito com isso, além de verificar o nível e a cor do fluido. Tem quase 248.000 milhas.

Image

#70 ·
Obrigado por compartilhar @bman400, honestamente parece muito perto do meu, só que mais escuro.

obrigado pela dica, talvez eu deixe quieto neste ponto. Estou cansado de mexer nisso. Só espero que esteja tudo bem com o excesso de enchimento.

#72 ·
Desde que ande bem, deixe-o em paz.
Lol, sou demasiado obcecado para isso. A mudança ainda não parecia bem, mas acho que está a sentir-se muito melhor agora depois de mexer o suficiente. Tenho esta nova ferramenta! Tenho retirado 0,1 litro de cada vez. Retirei 0,2 litros no total e acho que consegui. Parei de olhar pela parte de trás da vareta. É quase impossível não obter fluido acima da torção na parte de trás. Com a forma como o tubo se curva, essa é a minha nova decisão sobre o assunto para que eu possa parar de obcecar com o nível de fluido. À primeira vista, o que achamos? Bem na marca Hot F! Esqueça a parte de trás! lol
Image

Image

#73 ·
Sim, parece bom se estiver na marca HOT F. Lembre-se, ao contrário do nível de óleo do motor que pode espumar quando o virabrequim agita o óleo na cárter. Não há tal ação. É apenas fluido hidráulico sendo bombeado, o fluido move coisas (válvulas, etc.), atua como lubrificante e transporta fluido quente para o resfriador de transmissão no radiador para ser resfriado. NÃO faz parte de nenhum "processo de combustão" que gera depósitos de carbono. Se o ATF precisasse de manutenção próxima, receberíamos um cronograma de manutenção, como o óleo do motor. Mas simplesmente não há razão. A menos que você puxe um trailer pesado como eu de 3300 lb, o ATF NÃO está sendo estressado.

Quando comprei meu 2001 na Filadélfia, eu também estava obcecado com o fluido ATF porque sabia que puxaria um trailer de mais de 2000 lb. Encontrei uma oficina especializada Subaru local em West Chester, PA, onde eu morava, e perguntei sobre a instalação de um resfriador ATF. Ele riu: "Eu adoraria ganhar dinheiro com você. Mas não há necessidade ou razão para instalar o resfriador, o 4EAT é à prova de balas, e eu nunca precisei fazer nenhum trabalho de substituição ou reparo da transmissão." Eu acreditei na palavra dele. E com base no número de problemas 5MT versus problemas 4EAT postados aqui... concordo com ele. Vemos mais posts de problemas 5MT (embreagens, relacionados à embreagem, internos) do que posts de 4EAT.

#74 ·
@bman400 obrigado por compartilhar tudo isso! Alguns de seus posts recentes realmente me ajudaram a entender melhor as transmissões. Na verdade, tenho a intenção de mergulhar em um buraco de coelho no YouTube e entender mais a fundo o processo de como elas funcionam.

É bom saber que não preciso me estressar com isso da maneira que faria com o óleo do motor. É engraçado porque a Angela sempre parece tão fácil, a transmissão que me dá problemas. Acho que o fato de eu não saber muito sobre transmissões pode aumentar a ansiedade e o medo do desconhecido. A falta de conhecimento pode ser realmente inibidora.

Sua observação sobre o 4EAT ser à prova de balas é definitivamente interessante com base no que se ouve nos fóruns. Com este nível de fluido incorreto, sinto que a troca de marchas não tem sido correta e isso me fez pensar em toda essa coisa. Vamos colocar um óleo de cobra na minha cabeça e eu teria procurado o Lubegard Red. Mas no fundo da minha cabeça, fico pensando no que as pessoas dizem nos fóruns aqui. Parece que se eu acertar meu nível de fluido, não há necessidade de tal aditivo nesta transmissão. É seguro dizer que há algo especial no 4EAT?

#75 ·
Não precisa de aditivos. O 4EAT é especial no sentido de ser super confiável. Minha experiência com transmissões automáticas remonta aos anos 1980 e aos GM TH 300/350/400. Como qualquer transmissão automática, desde que o fluido não esteja queimado e seja renovado quando ficar marrom, tudo continua funcionando. Marrom significa queimado. AAMCO há muito tempo, enganou meu pai para uma nova transmissão quando provavelmente não era necessária......

You have insufficient privileges to reply here.