Subaru Forester Owners Forum banner
  • The "Garage" feature is for images of YOUR VEHICLE/S only - no blanks or other unrelated images please, thanks

Verificando a vareta do fluido da transmissão 4EAT?

43K views 75 replies 17 participants last post by  soobydoobydoo  
#1 ·
Como a maioria das varetas, acho que é muito difícil dizer até onde o fluido está nela. Estou supondo que o 4EAT não é exceção?

Verifiquei com o veículo frio e está MUITO MUITO acima dos orifícios da vareta. Verifiquei repetidamente, pois sou bastante obcecado quando se trata de níveis de vareta e este é uma dor para remover/limpar/inserir repetidamente.

Estou preocupado que a vareta possa estar esfregando contra a lateral do tubo, dando-me um falso positivo. Eu realmente não posso dirigir o veículo agora porque ele precisa de uma inspeção de segurança.

A vareta pode ser confiável para o nível ou não? Alguma dica? Costumo girar a vareta em ambos os lados para ter certeza e ambos os lados dizem que está cheio demais. No entanto, o fluido também não atinge completamente os lados da vareta... o que me faz pensar em um falso positivo.

Obrigado por qualquer informação.
 
#4 ·
Você pode consultar o manual do proprietário para saber a maneira correta de verificar isso. Normalmente, as transmissões automáticas são verificadas quentes ou mornas, com o motor funcionando em marcha lenta, em Park com o freio de estacionamento acionado. Se o motor não estiver funcionando, o fluido drena do conversor de torque e as leituras não têm significado.

De Manchester Subaru, Manchester New Hampshire:


Fluido da Transmissão Automática

Quando: Mensalmente. (Somente modelos equipados com transmissão automática.) Dirija por vários quilômetros para aumentar a temperatura do fluido da transmissão do seu carro até as temperaturas normais de operação (140 a 176 graus é normal). Estacione em uma superfície plana e acione o freio de estacionamento. Mova a alavanca seletora em cada posição. Em seguida, coloque-a na posição "P" e ligue o motor em marcha lenta. Puxe a vareta e verifique o nível do fluido no medidor. Se estiver abaixo do nível inferior do lado "HOT", adicione o fluido de transmissão automática recomendado até o nível superior.

Importante: Se você não tiver tempo para aquecer a transmissão automática, verifique se o nível do fluido está entre o nível inferior e o nível superior do lado "COLD". Se estiver abaixo dessa faixa, adicione fluido até o nível superior. Tenha cuidado para não encher demais.​
 
#5 ·
Voltando para compartilhar algumas experiências. Acredito que a precisão pode ser a melhor ao verificar a pedra fria do fluido. Verifiquei a vareta com as palavras quente/frio voltadas para o radiador.

Comecei a enchê-lo em incrementos de 1/2 litro. Perdi a paciência e adicionei um litro. Subiu para a marca baixa para QUENTE.

Pensando que eu poderia estar ok, dei uma volta e fiquei surpreso que o nível estava ainda mais alto depois de verificá-lo QUENTE. No meu outro veículo que não é Subaru, o nível caiu quando a transmissão ficou mais quente.

Também notei que o manual do proprietário diz para deixar em marcha lenta por um minuto ou 2. Se eu não fizesse isso, o nível só apareceria em um lado da vareta ou estaria espirrando por toda parte.

Mesmo depois de seguir essas instruções, acho preocupante que o fluido nunca entre nos orifícios de nível e flutue ao redor deles.

Com tudo frio como pedra, descobri que a melhor técnica era adicionar fluido lentamente e, em seguida, esperar 30 minutos para que o fluido se nivelasse na vareta. Estou usando D6, que é um pouco mais fino e certamente sairá da vareta quando estiver frio para facilitar a leitura.
 
#8 ·
A maior parte da verdade em relação ao nível foi identificada quando estava frio.

Com as letras na vareta voltadas para o radiador, a linha na vareta cobria apenas cerca de 1/4 da vareta verticalmente. Apenas a extremidade dessa linha de 1/4 encontrava-se com a parte traseira bastante sólida da vareta.

Eu vou confiar na parte traseira da vareta quando as letras estiverem voltadas para o radiador ao verificar a quente com base nisso.
A jogada segura é usar a leitura mais baixa indicada. Além disso, embora seja mais difícil ver o nível do fluido quando o motor está quente. A leitura a quente é a que é mais significativa porque é onde o nível é especificado para estar quando o fluido está quente. Uma coisa que ajuda é deixar a vareta fora do motor por vários minutos antes de fazer a leitura. LIMPE COMPLETAMENTE a vareta. O tempo permite que o líquido dentro do tubo da vareta escorra.

E faça apenas uma leitura. Se não tiver certeza... mantenha a vareta fora por alguns minutos antes de fazer outra leitura.
 
#9 ·
A jogada segura é usar a leitura mais baixa indicada. Além disso, embora seja mais difícil ver o nível do fluido quando o motor está quente. A leitura a quente é a que é mais significativa porque é onde o nível deve estar quando o fluido está quente. Uma coisa que ajuda é deixar a vareta fora do motor por vários minutos antes de fazer a leitura. LIMPE COMPLETAMENTE a vareta. O tempo permite que o líquido no interior do tubo da vareta escorra.

E faça apenas uma leitura. Se não tiver certeza... mantenha a vareta fora por alguns minutos antes de fazer outra leitura.
Ótimo post. Eu saí hoje e fiz minha verificação a frio conforme indicado. Como mencionado acima, estava MUITO cheio quando quente.

Eu drenei o fluido da bujão várias vezes. Fiquei meio chateado com quantas vezes tive que drená-lo e depois obter uma leitura. Parece que a vareta é meio não linear.

Eu consegui que ficasse apenas um pouco acima do CHEIO FRIO. Ir mais baixo simplesmente não valia a pena e com a possível não linearidade da vareta eu poderia facilmente passar ao drenar ou ficar lá o dia todo.

NOVA OBSERVAÇÃO: A frente da vareta é EXATA quando está fria como pedra. Quando digo exato para frio, quero dizer apenas para verificar a frio.

Como você mencionou, a vareta precisa estar super limpa. Isso significa a lateral da vareta. Eu geralmente faço cerca de 3 passagens ao limpá-la com uma nova toalha de papel em 3 pontos diferentes.

Eu postei principalmente aqui para dar feedback sobre a metodologia para ajudar os outros e me lembrar quando minhas anotações são perdidas. Isso é no 4EAT para o meu ano que usa Dex3. Não tenho certeza se outros anos são iguais.

Eu vou tentar seu truque e relatar depois de esquentá-lo.
 
#11 ·
Olá,

Estou com medo de mover o veículo neste momento porque a transmissão estava agindo de forma estranha quando eu o dirigi.

Alguém poderia detalhar o procedimento correto para verificar o fluido a frio? Tenho procurado por toda a "internet Subaru 4EAT" e parece que devo verificar o fluido a frio, mas em marcha lenta e seguindo o procedimento a quente, por exemplo, freio de estacionamento acionado e passando pelas marchas.

Nem o manual do proprietário nem o FSM mencionam que você precisa deixar o veículo em marcha lenta e seguir um procedimento a frio. Ele apenas diz para verificar a frio.

A vareta medidora está quase seca em marcha lenta, mas atinge a marca Cold Full quando está totalmente fria, da maneira que está.

Não sou contra verificar o fluido QUENTE, mas de forma alguma vou mover o veículo até entender o procedimento de verificação a frio com certeza.

Gostaria muito de poder usar meu veículo mais cedo ou mais tarde e qualquer ajuda seria apreciada!
 
#13 · (Edited)
Sim Bobby, tenho olhado para a mesma página no FSM 4AT-29 há 2 dias, depois de nivelar o veículo com um laser.

"NOTA" para o PASSO 4 dá instruções sobre como verificar a FRIO, mas não diz especificamente que você tem que deixar o motor em marcha lenta... e se você fizesse isso, precisaria AQUECÊ-lo conforme o PASSO 1... meio que uma armadilha IMO. :grin2:

...a menos que eu esteja perdendo alguma coisa, isso deixa você adivinhando se o veículo precisa estar funcionando ou não.

Em qualquer caso, a redação ".....quando estiver frio, o nível deve ser encontrado abaixo do centro dessas duas marcas" também está me confundindo. Isso significa que, quando estiver frio, deve estar abaixo do centro de "B" frio? Confuso quanto ao porquê de "B" nível superior não estar ok.

Eu acho que a coisa mais importante para começar seria se o mesmo procedimento QUENTE precisa ser seguido durante uma verificação a FRIO ou se você apenas sai lá de manhã sem que ele esteja funcionando, verifica a vareta e encolhe os ombros e então espera o melhor?
 
#40 ·
Cada post aqui diz para fazê-lo em funcionamento se você for verificá-lo a frio.
Droga @2004XT_Auto, essa foi uma leitura dolorosa dos seus posts de 2017... você já começou a ler a vareta com o motor funcionando e trocando as marchas primeiro?

Se você não ligar o motor, corre o risco de o conversor de torque e outras passagens no corpo da válvula estarem vazios e drenarem de volta para o cárter, resultando em uma leitura alta na vareta.
 
Save
#15 ·
Olá Equipe,

Fiz uma troca completa de ATF outro dia no meu Subaru Forester XT 2004, fui bobo e não anotei quanto removi. Depois de algumas lavagens, o carro teve dificuldades para engatar a marcha. Acredito que percebi que não estava cheio o suficiente, então completei o fluido. Estou realmente com dificuldades para obter uma leitura clara na vareta - ou tem uma gota cheia abaixo da linha fria quando o motor está funcionando, ou tem linhas borradas bem acima do sinal quente. Não importa o quanto eu adicione, essas 2 coisas não parecem mudar muito. Não há vazamento de fluido do carro.

Alguma ideia?
 
#17 ·
Verificação adequada do nível de fluido para a transmissão 4EAT, feita de preferência depois de ter conduzido por 3-5 milhas para aquecer bem a transmissão.
  1. Deixe o motor funcionando
  2. Mova a alavanca de câmbio por cada posição, parando por 2-3 segundos.
  3. Deixe o motor funcionando
  4. Puxe a vareta.
  5. Limpe-a
  6. Coloque a vareta de volta.
  7. Puxe-a e observe o nível.
 
#20 ·
@bman400 Obrigado pela resposta, é assim que tenho verificado o fluido, infelizmente. Ainda não sai sólido. Abaixo estão alguns exemplos do mesmo "pull one", um lado é diferente do outro
View attachment 573432 View attachment 573433
Isso está muito baixo e provavelmente nem está tocando na vareta ainda. Adicione 1 quarto e veja qual é a leitura. Não é cirurgia de foguete. Depois de chegar perto, você verá o nível do fluido com bastante facilidade.
 
#21 ·
Olá pessoal;
2004 Forester XT.
Não tenho problemas com o veículo com 63.000 milhas, mas hoje, depois de dirigir cerca de 150 milhas, pensei que deveria verificar o fluido da transmissão enquanto o carro está quente.
Lembro-me que o motor deve estar quente e funcionando em ponto morto ou estacionado.
O veículo foi dirigido por cerca de 5 horas e depois desligado por cerca de uma hora antes de eu reiniciá-lo e verificar o fluido. O nível do fluido parece estar baixo - o fluido parece estar na ou abaixo da linha baixa na vareta, mas não tenho certeza se o motor está quente o suficiente. Vou verificar novamente amanhã depois de dirigir por cerca de 1/2 hora.
Não me lembro se alguma vez troquei o fluido e, como não tenho dirigido muito, não o verifico regularmente.
Se estiver baixo, quais sintomas posso esperar? Não notei nada estranho ao dirigir hoje.
Estou fora de casa agora, mas tenho certeza de que posso encontrar uma loja de autopeças se precisar comprar fluido e adicioná-lo eu mesmo - exceto que não sei onde adicioná-lo. Devo usar um funil especial para adicionar fluido ao tubo da vareta, ou há um enchimento como a tampa do óleo?
Obrigado pela sua ajuda
FW2016
 
#22 ·
@fw2016
Você está bem se o nível do fluido estiver entre as marcas baixa e cheia, então estar no lado baixo da vareta não vai machucar nada, e você não terá sintomas.

Talvez mais importante, como é que o fluido na vareta parece?
Deve ser uma cor rosa translúcida.
Se estiver escuro, você deve drenar e trocar o fluido em vez de adicionar fluido novo à substância turva antiga.

É um DIY fácil de fazer uma drenagem e enchimento e é um procedimento de baixo risco, em oposição a uma lavagem, que é uma única vez em uma oficina, mas mais de algumas pessoas relataram problemas de transmissão após fazer uma lavagem.
Partículas inofensivas que serão drenadas podem ser forçadas em lugares que causam problemas com uma lavagem.

Uma transmissão cheia quando drenada lhe dará pouco menos de um galão de fluido de transmissão, e um reabastecimento usará pouco menos de um galão para reabastecê-la.

Use Subaru HP ATF ou Idemitsu ATF que fabrica o ATF para Subaru.

Você precisará de um soquete ou chave para remover o parafuso de drenagem, uma panela para pegar o fluido velho e um funil/mangueira para reabastecer a transmissão através do orifício da vareta.

Após o enchimento, deixe o carro aquecer e verifique o nível do fluido com o motor em funcionamento.

A drenagem e o enchimento não drenarão o fluido no conversor de torque, então, após colocar alguma quilometragem na transmissão, repita a drenagem e o enchimento após alguma quilometragem.
Eu faço minhas drenagens e enchimentos com as trocas de óleo, pois já estou lá embaixo.

Após a terceira drenagem e enchimento, você terá um fluido impecável e sua transmissão apreciará o TLC com longevidade.
 
#23 ·
@DragonSubie7,
Obrigado;
Quão quente deve estar o motor ao verificar a vareta, e quanto fluido preciso adicionar se estiver abaixo da linha baixa?
Quando verifiquei esta tarde, nem tinha a certeza se havia algum fluido na vareta; se houvesse, era mais claro do que translúcido. Se o fluido estiver abaixo da linha baixa e nem sequer aparecer na vareta, quanto fluido preciso?
Eu esperaria que a transmissão patinasse ou fosse lenta ao mudar de marcha se o fluido estivesse perigosamente baixo. Não existe também uma "luz de idiota" que acende se houver um problema com a transmissão?

Estou um pouco preocupado, mas não muito, pois o carro estava a andar bem hoje.
Obrigado novamente pelos seus conselhos.
 
#24 ·
Estou com sorte. Há uma loja de ferragens a um quarteirão de onde estou hospedado em Ludlow VT. Eles têm o fluido Coastal "Dex Merc" em estoque e estão abertos aos domingos. Vou aquecer o carro, dirigir um pouco e voltar para verificar o fluido.
Pensamento interessante: não me lembro de ter que adicionar fluido de transmissão a nenhum dos veículos que possuí. Acho que a única maneira de o fluido baixar é se houver um vazamento, ou se a transmissão estiver superaquecendo e queimando o óleo. Não suspeito de nenhum dos dois no meu veículo.
 
#25 ·
Quando devidamente preenchido, você normalmente não precisa adicionar fluido, mas se você olhar no manual do proprietário, você precisa trocá-lo.
Também é uma boa ideia verificá-lo, como com outros fluidos no carro, para que você possa detectar um problema antes que ele se torne uma falha.
Quanto a "quão quente" - Como postado acima neste tópico do manual, há uma descrição completa do que você precisa fazer para verificá-lo. Dirija o carro de 3 a 5 milhas e ele será aquecido adequadamente para verificá-lo enquanto estiver funcionando.

Para o 2004 XT, a Subaru recomenda ATF HP, mas o Dexron 3 pode ter sido o fluido recomendado anteriormente para o seu Subaru, e pode ser isso, ou não.

Você não mencionou como o fluido é - É translúcido e vermelho/rosa?
Caso contrário, você estará adicionando fluido novo ao antigo que pode precisar ser drenado e reabastecido...
 
#26 ·
Eu não vi nenhum fluido na vareta. Se houvesse, estava transparente, ou talvez a iluminação estivesse ruim. Vou verificar novamente esta manhã depois de dirigir uma curta distância para aquecer o motor.
Quanto ao fluido adequado, eu acho que se o fluido estiver baixo, adicionar qualquer fluido de alta qualidade seria melhor do que nenhum.
Mas vou verificar o manual primeiro.
É domingo em Ludlow VT, então eu não tenho muita escolha sobre onde posso comprar fluido. Se eu for para Rutland, tenho certeza que encontrarei mais opções. Pode haver um AutoZone lá.
Eu não sei sobre trocar o fluido, mas talvez um dia esta semana, quando o tempo ficar muito quente para caminhadas, eu levarei o veículo para a revisão. Eu acho que qualquer oficina poderia trocar o fluido da transmissão. Não é realmente algo que eu queira fazer sozinho. Eu tenho dificuldade em entrar embaixo do carro, e é um trabalho bagunçado. Dito isso, eu troquei meu próprio óleo antes de sair.
 
#28 ·
Obrigado pelo conselho.
Uma vez levei um veículo a um Jiffy Lube e depois que eles trocaram o óleo, ouvi um barulho no motor. Não me lembro o que fiz para remediar o problema, mas nunca mais fui a outro lugar de troca rápida.

Quanto ao meu ATF; verifiquei novamente esta manhã enquanto o veículo estava frio. Posso ver que o nível do fluido está na linha 'baixo'. Parece ser transparente.
De acordo com o manual, deve haver dois conjuntos de marcas na vareta do ATF; um conjunto para frio, outro conjunto para quente.
Eu só vi um conjunto de marcas.
Também verifiquei o fluido da direção hidráulica. Está na linha mínima fria, então eu gostaria de adicionar para trazê-lo a meio caminho entre o mínimo frio e o máximo frio.
O manual diz para usar Dextron III tanto para a transmissão quanto para a direção hidráulica, e nunca misturar marcas. Vou verificar a loja de ferragens local, mas se eles não tiverem Dextron III em estoque, procurarei uma AutoZone ou encontrarei um revendedor Subaru.
 
#29 ·
Comprei um Forester de 2011 para meu filho dirigir. Começando a substituir os fluidos da transmissão, e na primeira drenagem e enchimento, usei apenas 3 litros até que a vareta indicasse cheio no lado quente (lado superior).

Mas só drenei em uma superfície plana por cerca de 5 a 10 minutos até que o fluido estivesse em um gotejamento lento.

Isso é esperado?
 
You have insufficient privileges to reply here.