Subaru Forester Owners Forum banner
  • The "Garage" feature is for images of YOUR VEHICLE/S only - no blanks or other unrelated images please, thanks

2004 - Torque do parafuso da polia tensora?

2 reading
24K views 10 replies 5 participants last post by  Dogs  
#1 ·
Olá pessoal, com problemas para encontrar as especificações de torque para o parafuso da polia tensora. Estou a fazer a minha correia de distribuição. Todas as outras polias estão a 29 pés/lbs, mas não consigo encontrar informações sobre a polia mais pequena com a cabeça do parafuso de 12 mm. Apertei-a a 29 pés/lbs como as outras e o parafuso partiu-se. Felizmente, não partiu no bloco... Alguém tem as especificações para esse parafuso da polia em particular? Eu circulei-o na foto. Obrigado desde já.
551551

#3 ·
@Sid51x Sim, eu verifiquei o FSM, mas essa polia tensora específica não foi convenientemente mencionada no procedimento de instalação/torque, lol. Obrigado pela resposta. Talvez eu apenas coloque em 20 pés-libra e encerre por hoje na reinstalação.

#6 ·
Dê uma olhada no item (14). Não está identificado de forma muito clara, como os outros. Mas o torque deve ser de 18 ft-lbs.

Em caso de dúvida, consulte uma tabela de torque de parafusos (pesquise na internet), de um fabricante ou varejista de fixadores de boa reputação. Tenha em mente que você precisa considerar a classe/qualidade do parafuso (números de alta resistência identificados na cabeça), o diâmetro do parafuso, sua função e o tipo de material em que ele está sendo parafusado.

A precisão da chave de torque também é importante. Não apenas marca, modelo, preço e moeda da calibração. Mas, quaisquer adaptadores, extensões ou juntas universais, etc. entre a chave e o fixador; pois eles afetarão o torque real versus o torque indicado. As especificações de torque são para condições ideais de montagem (não quando outros componentes estão no caminho).

Considere também o comprimento físico e a faixa de torque de sua chave. Geralmente, uma chave de torque será mais precisa no meio de sua faixa, menos precisa nas extremidades. Se você tiver uma chave longa, com uma faixa de torque muito ampla (e usá-la em sua configuração detectável mais baixa); qualquer erro e qualquer torque aplicado após o 'clique' provavelmente serão comparativamente grandes para um pequeno fixador.

Attachments

#7 ·
@Dogs Agradeço todas as informações. Aliás, quando fui buscar o parafuso ontem, na minha concessionária Subaru local. Perguntei ao técnico lá, se ele poderia olhar em seu sistema para descobrir a que o parafuso em particular deveria ser fixado. Depois de cerca de 10-15 minutos vasculhando os manuais de serviço que ele tinha no computador, ele voltou com 18,4 ft-lbs. O que me surpreendeu um pouco, porque tudo o que li e todos com quem falei me disseram 28,9 ft-lbs 🤷🏼‍♂️ Feliz por ter resolvido isso antes de reinstalar. Vou com os 18,1 ft-lbs das informações que você forneceu. Tudo o que preciso é quebrar outro parafuso lol. Obrigado novamente.

#8 ·
Fiz um kit Aisin na semana passada, e as instruções só mostram os outros parafusos. Mesmo sendo um tamanho de soquete diferente (menor), eu não fui esperto o suficiente para mudar a configuração de torque na minha chave de torque. Quando senti algo estranho ao apertar, tirei e olhei. Estava visivelmente esticado. Tive que esperar o revendedor conseguir um.

#10 ·
@relic48 Eu te entendo. Tive que esperar 3 dias para o revendedor conseguir o parafuso. Estranho que a AISIN não se preocupe em colocar as especificações para TODOS os parafusos. Com instruções de instalação tão detalhadas, você pensaria que eles incluiriam essa informação crucial.

#11 ·
você pensaria que eles
A pessoa que cria as instruções e a pessoa que as aprova também perderam a especificação. O que é uma falha no controle de qualidade e na experiência técnica.

É altamente provável que esta equipe não seja pessoal treinado mecanicamente, por isso não veria a importância de sua omissão. É mais provável que sejam treinados em mídia e gráficos (se não forem terceirizados para um contratante).

Os criadores originais do manual de oficina da Subaru são de alguma forma responsáveis; por tornar as coisas pouco claras ou não seguir consistentemente o protocolo de rotulagem, como com outros fixadores no manual (ou pelo menos as polias naquele conjunto de instruções).

Se um número suficiente de pessoas reclamasse à AISIN sobre parafusos quebrados ou a falta de uma especificação de torque, eles poderiam alterar suas instruções (mas, infelizmente, hoje em dia, apenas se sentirem impunes legalmente). Normalmente, as empresas apenas se referem à sua isenção de responsabilidade, de que recomendam que as peças sejam instaladas por uma pessoa qualificada, embora seja incrivelmente fácil alterar as instruções (bem como manter um nível mais elevado de profissionalismo).

You have insufficient privileges to reply here.